sábado, 14 de fevereiro de 2009

2009 Rose Bowl: USC x Penn St

QB Mark Sanchez, o grande vencedor do 2009 Rose Bowl


No primeiro dia de 2009, foi disputado o mais clássico dos bowls, o Rose Bowl, em Pasadena (California). A USC conseguiu sua 3a vitória consecutiva neste jogo, ao derrotar a equipe de Penn St por 38 x 24. O jogo marcou a ascenção do QB de USC, Mark Sanchez, às cabeças do Draft de 2009. Após lançar para 413 jardas, 5 TDs e com 80% dos passes completados, Sanchez decidiu abrir mão de seu senior year e ir para o Draft 2009. A decisão se mostraria ainda mais sábia quando Sam Bradford, de Oklahoma, e Tim Tebow, de Florida, anunciaram alguns dias mais tarde que voltariam para a NCAA em 2009. A partida marcou também o encontro de 2 grandes ninhos de LBs. Penn St é historicamente uma grande escola de LB, sendo chamada até de ''LB U'', mas USC ultimamente vem formando boas promessas: só nesse Draft enviará 4 LBs para a NFL (todos deverão ser escolhidos pelo menos na 1a metade do draft) Vamos aos destaques de cada equipe:

USC

QB Mark Sanchez, 6'3/225lbs
Pontos Positivos: Ótima força no braço. Domina qualquer tipo de passe. Passes médios/longos são feitos com velocidade e precisão. Excelente velocidade de passe. Sanchez coloca a bola rapidamente em qualquer parte do campo, dificultando o trabalho da defesa. Joga em um ataque com estilo NFL e domina bem o pocket. Mantém-se seguro lá e consegue fazer mais de uma leitura de seus WRs após o snap. Não é um scrambler mas tem boa velocidade com os pés o que lhe dá a chance de ganhar mais alguns segundos para achar o seu alvo ou até mesmo ganhar jardas por sua própria conta.

Pontos Negativos: Somente 1 ano como titular. Pouca experiência, poderia ficar mais um ano na NCAA, amadurecer mais e chegar mais comprovado na NFL. Pode às vezes ficar inquieto no pocket buscando sem necessidade os flancos do campo, mas isso pode ser derivado de sua pouca experiência, o que pode ser corrigido por uma boa orientação na NFL. Sua espiral não é das melhores, o que dificulta um pouco o trabalho do WR.

Projeção: Top10

WR Patrick Turner, 6'5/221
Um WR muito alto, que oferece muitos riscos na redzone pelos seus atributos físicos. No entanto, sua velocidade é ruim para um WR, não consegue muita separação de DBs mesmo na NCAA. Tem passadas curtas, o que diminuem sua capacidade de se aproveitar de seu tamanho. A USC nos últimos anos revelou 2 WRs nos mesmos moldes de Turner (altos e lentos): Mike Williams e Dwayne Jarrett. O fato de nenhum dos 2 ter conseguido sucesso na NFL coloca muitas dúvidas sobre Turner. Se ainda considerarmos que Williams e Jarrett foram muito mais dominantes na NCAA que Turner, aí sim temos uma escolha de risco. Apagado em 2008 frente ao sucesso do excepcional WR Damian Williams (que não vai para o Draft 2009). Turner merece uma olhada nos últimos rounds do Draft pela sua altura e seu pedigree USC.
Projeção: 6o/7o Round

MLB Rey Maualuga, 6'2/260
Positivo: LB de tackles violentos e muito seguros. Ataca excepcionalmente bem a linha de scrimmage, sendo muito bom contra o jogo corrido. Lê muito bem o ataque e por isso está sempre em cima da jogada. Velocidade é muito boa para um MLB. Consegue fazer um bom trabalho na cobertura de passes. Jogador que exerce uma ótima liderança na defesa, dentro e fora de campo. Uma verdadeira força no meio do campo.
Negativo: Não é muito fluido cobrindo passes, portanto pode não servir para esquemas que coloquem o MLB para cobrir zonas mais profundas ou jogadores mais atléticos. Pode ficar muito agressivo às vezes, errando alguns tackles contra jogadores mais ágeis.
Projeção: Top15

OLB Brian Cushing, 6'3/255
Positivo: Jogador de tackles muito seguros e que joga na posição de Strongside LB. Boa velocidade e é ótimo em blitzes. Ainda tem espaço para crescer fisicamente. Posição de origem é SLB, mas também pode ser aproveitado como ILB de 3-4. Tem capacidade para ser OLB de 3-4 por suas boas blitzes, mas está acostumado a iniciar jogadas no meio da defesa.
Negativo: Não aparece muito na cobertura de passes. Tem boa velocidade mas não é de elite, também não apresenta muita fluidez na cobertura. Não foi muito requisitado nesse sentido na USC.
Projeção: 2o round

OLB Kaluka Maiava, 6'0/230
É o weakside LB de USC, jogador de muito boa velocidade e aparece bem na cobertura de passes. É o menos famoso dos 4 LBs de USC, mas é o mais ágil de todos.
Projeção: 3o/4o Round

OLB Clay Matthews, 6'3/240
Um DE/OLB para USC, alternava snaps ao lado dos LBs e com as mãos no chão na DL. Jogador que se destaca muito em suas blitzes, infernizou a vida do QB de Penn St Darryll Clark. Por ser um jogador tão híbrido para USC, configura-se como um interessante promessa como OLB de 3-4.
Projeção: 3o Round

DE Kyle Moore, 6'6/270
DE muito forte e que consegue boas penetrações na base do bull rush. Pode ser uma opção para DE de 3-4. Boa opção também para atuar como LDE, contra o ''strongside'' do ataque.
Projeção: 5o/6o Round

DT/DE Fili Moala, 6'4/303
Moala não é dominante como DT para USC, o que dificulta suas chances de sucesso na NFL. Por isso, é sumariamente projetado como um DE de 3-4 na NFL, tirando um pouco do peso de entupir o meio da DL. Um 3-tech DT que por não dominar no meio da DL na NCAA deve encontrar seu melhor espaço como DE de 3-4.
Projeção: 3o/4o round

CB Cary Harris, 6'0/184
Um CB físico, com boa altura para a posição. Não tem velocidade de elite e tem dificuldades contra WRs mais rápidos e ao cobrir o fundo do campo. Encontrará mais sucesso em times que aproveitem seu poder físico como em esquemas de press coverage ou cover2.
Projeção: 3o round

Penn State

WR Derrick Williams, 5'11/197
WR muito eficiente, com boas rotas e ótimas mãos. Tem muito boa velocidade mas não é de elite. WR pequeno que tem como seu grande trunfo a boa técnica. Retorna punts para Penn St
Projeção: 3o round

WR Deon Butler, 5'10/175
WR muito rápido e que oferece riscos em rotas profundas. Foi o melhor WR de Penn St no Rose Bowl e possivelmente na temporada, mas é um Deep Threat que faz boas big plays mas não configura-se como um WR para qualquer tipo de rota. Se fizer um tempo bom no 40 yard dash no Combine subirá bastante no Draft pois essa é a principal força de seu jogo: velocidade
Projeção: 4o Round

C AQ Shipley, 6'1/298
Mais um bom center numa das melhores classes de todos os tempos nessa posição. Se por um lado isso é ótimo para as franquias, para os centers isso não é nada bom já que a competição está altíssima. Shipley não é excelente em nada mas bom em tudo. Jogador que tem uma ótima experiência na NCAA.
Projeção: 3o/4o round

OT Gerald Cadogan, 6'4/315
Jogador decente, que é pouco fluido em seus movimentos e tem problemas contra speed rush. Mas um dos fatores para o sucesso de Penn St em 2008 foi o bom trabalho de sua OL, então o LT deve ganhar pontos. Receberá uma chance no fim do Draft por esse fator
Projeção: 6o/7o round

DE Aaron Maybin, 6'4/240
Pontos positivos: Excelente velocidade. Sai muito bem da linha de scrimmage, ganhando vantagem sobre o bloqueio. Jogador que produziu muito bem em 2008, conseguindo 12 sacks. Apesar de não ser dos mais grandes, consegue manter sua posição atuando contra o jogo corrido, o quer dizer que se não faz o tackle, pelo menos não abre um espaço para o HB adversário passar (como muitos outros speed rushers fazem).
Negativos: É um redshirt sophomore. Após um forte 2008, decidiu abrir mãos dos 2 anos que ainda tinha como jogador da NCAA. Ainda tinha muito espaço para crescer tanto fisica como psicologicamente. DE é uma das posições mais difíceis de fazer a transição para a NFL e Maybin chega com somente 20 anos para enfrentar os OLs profissionais. Ele tem muito talento, velocidade e principalmente espaço para melhorar (o que deixará muitos HCs intrigados com esse potencial a ser trabalhado, colocando-o como um nome de 1o round), mas chega muito verde à NFL.
Projeção: 1o round

Em breve aqui no blog:
Início da semana: Review completíssimo do Senior Bowl
Fim da semana: Primeiro Mock Draft de 2009 + Preparação para o NFL Combine, que acontece no próximo fim-de-semana

Nenhum comentário: