sábado, 1 de março de 2008

Recap: NFL Scouting Combine

O Combine é um verdadeiro divisor de águas no Draft da NFL. Muitas decisões são tomadas com base no desempenho dos jogadores nesses treinos, que medem praticamente todos os atributos de um jogador de Futebol Americano (como velocidade, agilidade, força, habilidade etc.), sob os constantes olhares dos homens fortes de cada franquia. O Combine de 2008 terminou agora nesse dia 28 de fevereiro. Vamos aos destaques!

Quarterbacks:
  • Matt Ryan: Já era esperado que Ryan não fosse participar do Combine, deixando para mostrar seu talento para os olheiros da NFL quando estes forem ao campus de Boston College, o chamado Pro Day. No entanto, Ryan correu o 40-yard dash e obteve a marca mediana de 4.88 segundos. Para um Pocket QB como Ryan, foi uma boa marca, mostrando que ele pode ganhar mais tempo para lançar usando os seus pés.
  • Josh Johnson, da San Diego University, foi o QB mais rápido do Combine, com a marca de 4.55 segundos. Johnson mostrou ser muito atlético, mas deixou a desejar nos treinos de passe. Apesar da velocidade, Johnson não está pronto para encarar a NFL de imediato, e deve sair lá pelo 5o Round.
  • Joe Flacco, de Delaware, tem visto o seu o valor crescer muito recentemente, e com razão: tem um braço muito forte, talvez o mais forte da classe, é muito grande (6'6,230 pds ; 2.01 mts, 104 kgs) e além disso correu muito no 40-yard dash (para o seu tamanho): 4.8 segs. Deve aparecer até mesmo no 2o round.
  • Chad Henne, de Michigan, teve talvez a melhor performance passando e deve sair no 2o round também.
  • Brian Brohm (Louisville) treinou muito bem, conseguindo ótimos tempos nos treinos de atleticidade, incluindo um 4.83 no 40-yard dash. Mostrou muita precisão nos treinos de passe. Provavelmente o 2o melhor QB dessa classe, deve ficar entre o fim do 1o round e o início do 2o.
  • Andre Woodson (Kentucky) piorou a sua situação após o seu desastroso Senior Bowl ao não participar do Combine devido a uma contusão. Woodson que antes figurava no 1o round, hoje é projetado para sair no 3o.
  • QBs underdogs como Kevin O'Connell (San Diego State) e Bernard Morris (Marshall) tiveram muito bons treinos e aumentaram um pouco os seus valores. Mas nada além de um 4o round.
Running Backs:
  • Darren McFadden roubou a cena quando conseguiu a grande marca no 40-yard dash de 4.33 segs. McFadden é grande para a posição (6'1 - 1,85) mas ainda assim é extremamente rápido. Com suas grandes marcas nos treinos do Combine, McFadden não sai do Top10 e dificilmente do Top5.
  • Também deu show o RB de Illinois Rashard Mendenhall. Mendenhall é muito versátil, sabe correr pelo meio, pelas pontas, receber etc. Mostrou muita força no Combine, ao ser o 2o RBs no supino, fazendo 26 repetições. Além disso, correu um excelente 40-yard dash para um RB do seu porte físico (225 pds - 102 kgs), marcando 4.45 segs. Apesar de que eu ache que Mendenhall tenha vantagem, a briga pra ser o 2o melhor RB do Draft está muito acirrada entre ele e...
  • Jonathan Stewart (Oregon), que mostrou ser mais forte que Mendenhall, ao chegar com um porte físico avantajado para um RB (235 pds - 106kgs). Stewart é um legítimo Power RB. Ainda assim, conseguiu um excelente tempo no 40-yard dash para um HB do seu estilo com 4.48 segs. Além disso, Stewart liderou os RBs no supino, com 28 repetições.
  • Chris Johnson (East Carolina) foi o RB mais rápido (como esperado) com a incrível marca de 4.24 segs. Embora demonstre excelente atleticismo, Johnson não é um RB para qualquer jogada. Deve sair no 2o Round.
Wide Receivers:
  • Pode-se dizer que DeSean Jackson (California) teve uma semana de altos e baixos. Começou com o pé esquerdo no dia das medições, ao aparecer muito franzino, pondo em cheque a sua durabilidade na NFL (5'9 - 169 pds - 1,79 - 76 kgs). Mas a sua participação nos treinos foi excelente. Jackson, como era de esperar, obteve uma grande marca no 40-yard dash, sendo o melhor entre os WRs - 4.35 segs. Deve sair no fim do 1o, inicio do 2o round.
  • Limas Sweed (Texas) aproveitou muito bem o Combine para eliminar muitas incertezas sobre ele, como por exemplo a sua velocidade. Apesar de Sweed ser um WR muito grande (6'4, 215pds - 1,95kgs , 97kgs), conseguiu um grande tempo no 40-yard dash, 4.52 segs. 1o/2o Round pra ele.
  • James Hardy (Indiana) tem um caso parecido com o de Sweed. Ainda maior (6'5, 217 - 1.98 - 98kgs), também conseguiu uma incrivel marca para o seu tamanho no 40-yard dash, 4.51 segs. O misto de atleticismo, tamanho e playmaker de Hardy pode fazê-lo entrar no 1o Round.
  • Eddie Royal (Virginia Tech), Andre Caldwell (Florida), Devin Thomas (Michigan St.) e Arman Shields (Richmond) tiveram grandes participações no Combine em geral. Destaque para Caldwell, que marcou 4.37 segs no 40-yard dash. Caldwell e Thomas podem pintar no 1o/2o round.
  • Adarius Bowman (Oklahoma St.) continua no seu "inferno astral" após marcar apenas 4.67 segs no 40-yard dash.
  • Mario Manningham (Michigan), Early Doucet (Louisiana St.) e Malcolm Kelly (Oklahoma) perderam um pouco de valor após o Combine. Manningham desapontou principalmente no 40-yard dash (4.6 segs). Doucet e Kelly não participaram por causa de contusões. Os 3 podem ainda sair no 1o round.
Tight Ends:
  • Dustin Keller (Purdue) foi o grande destaque, saindo-se otimamente nos exercícios, principalmente supino (26 repetições), impulsão (38 inches) e 40-yard dash, 4.56 segs (líder entre os TEs). Após esse show, Keller já uma opção para 2o/3o Round.
  • John Carlson (Notre Dame) e Fred Davis (USC), possivelmente os 2 melhores TEs do Draft até então, decepcionaram. Carlson teve uma marca ruim no 40-yard dash, 4.9 segs. Davis dropou muitos passes e não participou do 40-yard dash. Ainda assim, ambos são opções para o 2o round.
  • Craig Stevens (California), Jacob Tamme (Kentucky) e Brad Cottam (Tennessee), nomes menos representativos na posição, apareceram bem, principalmente no 40-yard dash: 4.59, 4.58 e 4.64, respectivamente.
Offensive Linemen:
  • Jake Long foi de longe o melhor OL do Combine, solidificando-se como um Top5 pick. O gigante (6'7, 313 - 2.04 , 142) foi o líder do supino entre os OTs, 37 repetições. Long também mostrou agilidade nos exercícios.
  • Mike Pollak, Center de Arizona State, demonstrou muita atleticidade, com destaque para o seu tempo no 40-yard dash, 5.02 segs (lider entre os OLs). Ganhou uma vaga no 2o round.
  • Jeff Otah (Pittsburgh) surpreendeu com o seu tempo horrível no 40-yard dash, 5.56 segs, o pior de todo o Combine. No entanto, fala-se que isso pode ter sido causado por uma contusão de Otah no tornozelo, que teria limitado a sua participação. Otah ainda é um jogador de 1o round.
  • Ryan Clady (Boise St.), 2o melhor OT do Draft por consenso, não participou do Combine.
Defensive Linemen:
  • DE Vernon Gholston (Ohio St.) teve um Combine memorável. Na minha opinião, a melhor apresentação de toda a semana. Gholston conseguiu aliar uma força bruta incrivel, ainda mais para um jogador do seu tamanho (6'3, 266 - 1,92 - 120), ao obter a marca de 37 repetições no supino (sim, o mesmo de Jake Long, liderando os DLs nesse quesito), com uma agilidade sensacional. Marcou 4.61 segs no 40-yard dash (4o melhor entre os DLs). Além disso, obteve, dentre os DLs, a 2a melhor marca no tiro de 10 jardas, melhor marca na impulsão e no salto em distância (neste não há corrida prévia ao salto). Gholston está cada vez mais se mostrando um futuro astro como OLB de um 3-4, mas também se mostrou capaz de suceder em um 4-3. Top6 pra ele, mas depois desse Combine, pode pintar até #1 pick pro cara.
  • O DE Chris Long (Virginia) não ficou muito atrás, tendo também um grandissíssimo Combine. Mostrou muita técnica, atleticidade e competitividade. Obteve um grande 40-yard dash para o seu tamanho, 4.75 segs. Long é no momento o mais cotado para ser o primeiro jogador escolhido do Draft. Bill Parcells, homem forte do Dolphins, já deu sinais claros de que está de fato mudando a defesa do Dolphins para um 3-4, e Long se encaixaria muito bem como OLB neste esquema.
  • Marcus Howard (Georgia) e Quentin Groves (Auburn) foram os dois mais rápidos entre os DLs no 40-yard dash, com 4.47 e 4.57 segs. , respectivamente. Ambos são muito atléticos e podem jogar como OLBs na NFL, principalmente Groves, jogador de 1o round que está se mostrando como um provável grande OLB de 3-4.
  • O DT Trevor Laws (Notre Dame) continua a subir o seu valor. Após um grande Senior Bowl, Laws obteve 5.08 segs. no 40-yard dash e 35 repetições no supino. Laws deve sair no 2o round agora.
  • Sedrick Ellis (USC) não manteve o altíssimo nível que impôs no Senior Bowl. Ainda assim, apareceu bem no Combine, com destaque para o seu supino: 34 repetições. O destaque negativo fica para o seu 40-yard dash, apenas 5.24 segs, pouco para um 3-technique DT.
  • Glenn Dorsey (LSU) vive um momento muito incerto. Nunca o seu valor esteve tão em cheque como agora. Não participou dos Combines e falou-se muito de uma contusão que teria-o impedido de treinar. Tendo em vista o histórico relevante de contusões do Dorsey, sua durabilidade é um ponto de interrogação. Fora esse rumor, Dorsey apareceu no Combine para entrevistas, mas só deve treinar no seu Pro Day com a Louisiana State University.
Linebackers:
  • Dan Connor (Penn St.) e Keith Rivers (USC), os 2 melhores LBs dessa classe, não participaram do Combine. Connor estava gripado e Rivers, com uma contusão no tornozelo.
  • OLB Ali Highsmith (LSU) foi a grande decepção nessa posição. Highsmith sempre se mostrou um jogador muito atlético e rápido, baseando o seu jogo nestas 2 características. No entanto, obteve um tempo muito ruim no 40-yard dash, somente 4.95 segs. Antes um 2o round, Highsmith pode ter caído para o 3o.
  • OLB Wesley Woodyard (Kentucky) impressionou com o seu grande atleticismo e foi o segundo mais rápido no 40-yard dash, 4.51 segs. Pode ter subido para o 2o round.
  • ILB Johnathan Goff (Vanderbilt) mostrou muito atleticismo, como já era esperado. Destaque para 4.63 segs no 40-yard dash e 28 recepções no supino. Deve sair no 3o round.
Cornerbacks:
  • Destaque absoluto para a atuação do CB Dominique Rodgers-Cromartie (Tennessee St.). DRC consegue aliar uma grande estatura para a posição (6'1 - 1.85) com um tremendo atleticismo, ótima mobilidade e velocidade e grande capacidade para fazer jogadas (jogo muito semelhante ao do seu primo, Antonio Cromartie, do Chargers). Impressionou com sua excelente marca no 40-yard dash, 4.33 segs. Vindo de uma universidade muito pequena, Cromartie não era levado à sério até jogar muito no Senior Bowl e ser um dos melhores no Combine. Hoje já é figura certa no 1o round.
  • CB Leodis McKelvin (Troy) foi muito bem, talvez se firmando como o melhor CB no momento. Mostrou muita agilidade e habilidade de mudar de direção, projetando-se como um grande man-to-man CB. Seu tempo no 40-yard dash foi ótimo, 4.38 segs.
  • Mike Jenkins (South Florida) e Aqib Talib (Kansas), outros 2 Tops CBs, tiveram uma boa participação, nada mais do que isso. Marcaram 4.4 e 4.45 no 40-yard dash respectivamente. Não se destacaram, mas mantém suas condições de escolhas de 1o round.
  • Antoine Cason (Arizona), Tracy Porter (Indiana) e Brandon Flowers (Virginia Tech) tiveram boas participações. Marcaram 4.48, 4.37 e 4.58 segs no 40-yard dash (Flowers desapontou com essa marca). São escolhas de 1o/2o round.
Safeties:
  • Kenny Phillips (Miami), considerado até então o único safety de 1o round do Draft, deixou a desejar no Combine. Destaque negativo para a sua marca no 40-yard dash, 4.55 segs. Ainda assim, Phillips deve ser o 1o safety a ser escolhido no Draft.
  • Josh Barrett (Arizona St.) foi o grande destaque da posição, mostrando grande porte físico (6'2, 223 - 1.89, 101). Mas impressionou a todos quando obteve a incrivel marca de 4.35 segs no 40-yard dash. O valor de Barrett deve subir bastante agora, podendo ser o 2o safety escolhido do Draft.
Top 5 das melhores atuações do Combine:
  • Vernon Gholston, DE/OLB - Ohio St. - Destaque: 40-yard dash e supino
  • Darren McFadden, HB - Arkansas - Destaque: 40-yard dash
  • Chris Long, DE/OLB - Virginia - Destaque: 40-yard dash e competitividade
  • Dominique Rodgers-Cromartie, CB - Tenn. St. - Destaque: Atleticismo
  • Jake Long, OT - Michigan - Destaque: Dominante dentre os OLs
Restam agora os respectivos Pro Days de cada universidade, onde desta vez os olheiros irão de encontro aos jogadores em suas "casas" para mais avaliações.

Vídeos: Highlights do Combine

3 comentários:

Felipe_S&B disse...

Show de bola seu recap amaral!!

Creio eu que esse draft é uma das coisas mais incertas dos ultimos anos, nao da p/ saber como vai se suceder esse draft, e literalmente, tudo pode acontecer, os melhores prospects tao todos ali embolados num mesmo nivel.

Heidir disse...

Ótimo texto, parabéns.

Lucas Cabarite disse...

Excelente post!
Agora até posso me dizer por dentro do Draft.
Parabéns mesmo!