quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Chick-Fil-A Bowl: LSU x Georgia Tech

Duelo de #93s: Jackson (LSU) se mostrou mais completo e sólido; Johnson (GA Tech) é mais explosivo e playmaker, mas ainda não exerce plenamente o seu potencial

No último dia de 2008, as tradicionais Louisiana State Tigers e Georgia Tech Yellow Jackets se enfrentaram no que prometia ser um bom jogo. Mas na verdade LSU atropelou Georgia Tech, vencendo por 38 x 3. O ataque de LSU se mostrou eficiente, liderado pelo Freshman QB Jordan Jefferson e pelo junior HB Charles Scott, que marcou 3 TDs. Destaques para o Draft:
LSU
HB Charles Scott*, 5'11/233lbs - Junior
Power back, HB muito físico que sempre busca contato e corre por dentro da linha. Seus TDs foram corridas de 1, 2 e 4 jardas, o que prova como é perigoso na Goal Line. Não é um HB muito grande, o que pode prejudicar suas pretenções na NFL. Pela sua força física, pode se tornar um bom backup na NFL, entrando nas rotações de corrida nas jogadas perto da goal line. Sai no 2o dia do Draft, 4o/5o round (se declarar)

WR Brandon Lafell*, 6'3/209lbs - Junior
Possession Receiver. WR físico, com mãos muito confiáveis. Não tem velocidade de elite, mas seu jogo não se propõe a isso. Tem boa velocidade e agilidade suficientes para fazer defensores errarem e ganhar mais jardas após o catch. Experiência como alvo preferido da LSU esse ano, trabalha bem o meio do campo e consegue recepções-chave para a equipe. Sua grande interrogação é a sua inconstância, às vezes some das partidas. Ontem só conseguiu 2 recepções para 26 jardas, o que pode ser relacionado à sua inconstância ou a uma pequena contusão que sofreu no aquecimento do jogo. Deve sair no 2o round.

Guard Herman Johnson, 6'7/386lbs - Senior
Um monstro no jogo corrido. Abriu verdadeiras avenidas para Charles Scott. Um OL gigantesco, muito forte e muito dominante. Será testado como OT na NFL pelo seu tamanho e sua força, mas tem tudo para ser um Guard de muitos Pro Bowls. Por ser um OL muito pesado, não se encaixa em qualquer sistema na NFL. Mas os times que preferem OLs pesados e altos certamente tem Johnson em sua lista. Jogador de 1o/2o round.

OT Ciron Black, 6'5/327lbs - Junior
Forma com Johnson uma das duplas mais dominantes de OT e G. Também é excelente no jogo corrido, muito forte e domina na linha de scrimmage. Não é muito ágil, pode ter problemas com DEs pequenos de velocidade, mas fora isso é um excelente LT para a LSU. Foi essencial no jogo de ontem: jogou muito bem, dando toda tranquilidade (muito) necessária para o QB freshman atuar. Jogador de 1o round.

DE Tyson Jackson, 6'5/292lbs - Senior
DE muito forte e físico, excelente contra a corrida. Não é dos mais rápidos, diminuindo sua capacidade de pass rush, mas é ágil e tem bons movimentos na linha de scrimmage, mesclando força com agilidade. Por ser um DE forte, grande, pesado e ótimo contra corridas, provavelmente será um DE de 3-4 na NFL (toda vez que um DE passar de 6'4, beirar as 300 lbs e ser eficiente contra o jogo corrido será olhado como um provável DE de 3-4). Sai no 1o/2o round.
DT Ricky Jean-François*, 6'3/289lbs - Junior
DT excelente contra o jogo corrido. Não é muito grande, o que pode diminuir essa sua capacidade na NFL. Mas trabalha muito bem os seus gaps, ataca rápido a linha de scrimmage e entope o meio da DL. Oferece algum risco ao QB, tornando-se assim um DT menos unidimensional. Sempre foi muito eficiente na DL da LSU. Formou uma dupla sensacional com Glenn Dorsey em 2007, sendo um dos grandes fatores para a vitória da LSU no BCS Championship Game. Jogador de 2o/3o round.

Georgia Tech
DE Michael Johnson, 6'7/257lbs - Senior
Physical Freak ao extremo. Johnson é um DE gigante mas que tem uma velocidade incrível. Irá subir de foguete nos boards após, no Combine, colocar um 4.6 no 40 yard dash. Um DE muito ágil e rápido, quando consegue espaço para atacar o QB chega nele em frações de segundo. Sai muito rápido da linha de scrimmage. No entanto, apesar do tamanho, Johnson é um DE pouco físico. Praticamente nulo em jogadas de corrida, nas quais ou está fora do lance pois sempre abre muito sobre o OT para abusar de sua velocidade ou foi completamente dominado pela OL por sua falta de força bruta. É um DE produtivo e uma espécie rara que reune uma grande altura e uma excelente velocidade. Mas um DE de seu biotipo tinha que ser mais físico e saber usar também o seu tamanho ao seu favor. Um DE de 6'7 que joga como um DE de 5'11, ou seja, só confia em sua velocidade e agilidade. Se dará melhor em esquemas onde a DL é a principal responsável pelo pass rush, deixando o run stop mais com safeties e LBs. Certamente um DE de 1o round, pelo biotipo impressionante e a excelente velocidade. Mas pode ser mais um dos casos em que é um melhor atleta do que jogador. É um perigo quando levanta para jogar em cobertura por causa de seu tamanho e velocidade. Um DE que ainda não exerce o seu máximo potencial, quando chegar na NFL deve ser bem orientado para saber usar o seu tamanho ao seu favor, além de sua grande velocidade.

2 comentários:

Vinicius Kaminski disse...

cara, muito bom o blog.
Eu só tou com uma duvida.
qual a ordem dos nomes, para as séries da faculdade?
eu sei que o primeiro ano é Freshman.

F Amaral disse...

1o - Freshman
2o - Sophomore
3o - Junior
4o - Senior