segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tostitos Fiesta Bowl - Texas Longhorns 24 x 21 Ohio State Buckeyes
























Que jogo! Os Longhorns entraram em campo reclamando muito de não estarem disputando o BCS Championship Bowl, principalmente por terem batido Oklahoma Sooners, que terminou a temporada como #1 no ranking BCS. A reclamação não adiantou, obviamente, e o college do Texas teve que se contentar em enfrentar Ohio State no Fiesta Bowl.

Longhorns e Buckeyes travaram uma grande batalha, que só teve fim no último segundo. Um jogo cheio de emoções e com direito a um drive fulminante nos 2 minutos finais de Texas, liderado por Colt McCoy. Mas vamos ao que interessa, não irei narrar o jogo e sim analisar os melhores prospects desse jogo.


Ohio State Buckeyes


CB - Malcom Jenkins 6-1, 201 lbs - Senior

Apontado como, certamente, o melhor CB do draft de 2009, Jenkins é uma peça rara. Colt McCoy não lançou um passe sequer na direção dele hoje, mostrando a qualidade de sua cobertura. É um Shutdown corner no melhor e mais amplo sentido da expressão. É veloz, sabe dar tackle, tem noção perfeita de onde está o WR, enfim. Em pouco tempo se tornará um Top CB na NFL. Sai no Top 10.


HB - Chris "Beanie" Wells* 6-1, 237 lbs - Junior

Considerado o melhor HB desse draft, Wells teve um começo fulminante na partida, mas se contundiu e não participou do 2nd Half. Com 16 carries para 106 yrds, mostrou que pode ser um all-around RB na NFL. Tem grande aceleração e velocidade, sabe correr por entre os tackles, sabe bloquear e também receber. Um RB completo, tem tudo para se tornar um grande jogador na NFL. Sai no Top 15 do draft, certamente.

LB - James Laurinaitis 6-3, 240 lbs - Senior

Laurinaitis já foi apontado por muitos como o melhor LB do draft. Mas também já foi apontado por outros muitos como um bust. Até ele jogar na NFL, não saberemos a realidade, mas Laurinaitis durante seus 4 anos em Ohio State sempre foi dominante. Contra os Longhorns, mostrou-se preciso na cobertura, dando tackles violentos. E o mais importante, subiu em blitzes com muita eficiência, atrapalhando bastante McCoy. Sua deficiência em blitzes era tida como seu principal ponto fraco, e Laurinaitis esteve muito bem durante, talvez, o jogo mais importante de sua vida. É um LB muito veloz, excelente na cobertura e no run stop. Por não ter muita força, acaba pecando um pouco no pass rush, mas isso é completamente contornável. Faz lembrar bastante Urlacher, não pelo nível, mas sim por suas características em campo. Ótimo fit para uma defesa Cover 2. Sai no 1st round, possivelmente no Top 20.

WR - Brian Robiskie 6-3, 199 lbs - Senior

Certamente o ponto alto do ataque dos Buckeyes nessa noite. Acumulou 5 recepções para 116 yrds, com direito a 2 catches espetaculares, dignos de WR top da NFL. Robiskie é um WR alto, com excelentes mãos e percorre muito bem as suas rotas. Não tem uma ótima velocidade, mas diminui os efeitos dessa carência com seus ótimos cortes. Muito eficiente bloqueando para corridas, se for bem polido por quem o draftar pode vir a ser um WR #2, quem sabe até um #1 na NFL. É um jogador que tem bastante talento e é bastante novo, apenas 21 anos, tendo bastante tempo pela frente para se desenvolver. Sai nos 2 primeiros rounds, provavelmente no meio do 2nd round.

CB - Kurt Coleman* 5-11, 188 lbs - Junior

Coleman muitas vezes recebe menos reconhecimento do que merece. Jogando ao lado de Jenkins, torna-se muito mais visado pelos QB's adversários do que o companheiro de posição, mas mesmo assim sempre aparece próximo ao WR, em posição de impedir o catch ou fazer o catch. Sabe dar tackles e sua velocidade diminui a interferência da sua baixa estatura. Terá problemas ao enfrentar WR's altos, mas, se trabalhado, pode muito bem vir a ser um starter na NFL, adicionando mais um nome a imensa lista de excelentes CB's produzidos em Columbus. Hoje sairia no 3rd round, mas se decidir voltar, certamente sua cotação subirá.

OT - Alex Boone 6-8, 312 lbs - Senior

Boone certamente nunca foi o mais espetacular dos OT na NCAA, mas sempre foi bastante regular durante seus 3 anos como starter em Ohio State. Teve algumas dificuldades para contra o fabuloso Orakpo hoje, e certamente não tem o footwork nem o atleticismo necessário para ser um LT titular na NFL, mas provavelmente pode vir a se tornar um bom RT ou um Guard. É uma aposta que necessitará de trabalho para que dê certo, mas Boone tem um bom potencial. Sairá no final do draft, após o 3rd round.




Texas Longhorns


DE - Brian Orakpo 6-4, 260 lbs - Senior

Orakpo é, com toda a certeza, o melhor Defensive End da NCAA, hoje. E mostrou o porque disso, nessa noite. Pressionou os QB's Pryor e Boeckman o jogo inteiro, e conseguiu um sack decisivo, faltando 13 segundos no relógio, que praticamente acabou com o jogo. Muita velocidade e muita força, Orakpo é excelente no pass rush e no run stop também. É um jogador completo, um líder na defesa. Não se sabe ainda se a posição ideal para ele seria DE ou OLB, mas tem-se a certeza que Orakpo sai no Top 10 do draft.

OLB - Sergio Kindle* 6-4, 239 lbs - Junior


Kindle ganhou a titularidade apenas esse ano, e ganhou com estilo. Conseguindo 50 tackles, 13 tackles for loss e 9 sacks, Kindle não saiu mais do time e chamou atenção dos scouts da NFL. Sua atleticidade permite que dificilmente seja batido, tanto na corrida tanto no passe. Ágil o suficiente para cobrir e forte o suficiente para encarar a OL e fazer o tackle no HB, Kindle teve uma ótima atuação contra os Buckeyes e deverá voltar para o seu ano de Senior na universidade. Provável 1st rounder do draft de 2010, vale a pena ficar de olho.

OT - Adam Ulatoski* 6-8, 302 lbs - Junior


Ulatoski durante seus 3 anos como starter, jogou tanto como LT, tanto como RT. Muito forte, Ulatoski executa os fundamentos da posição com facilidade, e com isso domina facilmente os adversários. Como se não bastasse, é muito inteligente em campo, prevendo a movimentação da defesa e antecipando seus movimentos. Certamente
se tornará um excelente OT na NFL, caso o time que o draftar desenvolva bem o seu potencial. Caso saia esse ano, deve sair no fim do 1st round ou começo do 2nd round.

QB - Colt McCoy* 6-3, 210 lbs - Junior


McCoy coroou uma temporada espetacular, com um jogo e um drive final espetaculares. Durante toda a temporada, o QB do Longhorns, a cada rodada que passava, impressionava cada vez mais
os scouts com suas diversas qualidades. Sempre com o controle do jogo, um verdadeiro "Game Manager", tomando decisões corretas, mostrando excelente presença no pocket, bastante accuracy e um braço, no mínimo, razoável. McCoy é um dos melhores QB na NCAA e mostrou muito potencial para se tornar um Franchise QB na NFL. Terminou a temporada, liderando o seu time para uma campanha com apenas uma derrota, esta que só ocorreu devido a um lapso de genialidade de Crabtree, quando o relógio já estava zerado no 4th quarter, e chegou ao Fiesta Bowl com aquele gostinho de quem poderia estar sim no BCS Championship Bowl. Mostrou não só que poderia, mas como também deveria. Além de liderar um drive de 80 yrds em apenas 2 minutos, em 59 passes tentados, teve 41 completos 414 yrds, 2 TD's e 1 TD correndo, contra a forte defesa de OSU. Um jogo impecável, para encerrar uma temporada impecável. McCoy já disse que deve retornar para o seu ano de Senior na UT, e com isso deve ser um 1st rounder ano que vem, principalmente depois do jogo de hoje.

WR - Quan Cosby 5-11, 200 lbs - Senior


Cosby entrou em campo essa noite sabendo que esse era seu último jogo no College. E tornou ela inesquecível. Com 26 anos, altura não muito boa e velocidade mediana, o nº6 dos Longhorns não empolgava muito aos scouts no começo de temporada. Com uma ótima temporada ao lado de McCoy, Cosby começou a se destacar e se tornou um dos pilares desse ataque. Com ótimas mãos e percorrendo rotas de modo perfeito, Cosby conseguia ótimos avanços para o Texas ao longo da temporada. Mas apesar de tudo isso, chegou à noite de hoje cotado como late rounder, provavelmente saindo após o 4th round. Mas ele queria mais, bem mais. Em uma atuação genial, Cosby teve 14 recepções para 171 yrds e 2 TD's, incluindo o da virada faltando 16 segundos para o fim do jogo, se livrando de dois tackles no meio do campo. Atuando contra Jenkins e Coleman, isso não é pouca coisa não. Cosby teve uma noite iluminada, que dificilmente se repitirá. Tem bom potencial para se tonar um #3 WR, no slot, mas sua idade não ajuda muito também. Apesar da atuação genial desta noite, Cosby deverá sair no final do 2nd round ou no 3rd round.



3 comentários:

Vinicius Kaminski disse...

o cara com 27 anos tem chance de ser draftado?
ele não é muito velho?

Rodrigo disse...

Pessoal, parabéns pelo blog! Só espero que vcs consigam atualizá-lo com mais frequencia... Tb estou de olho nos prospects desse draft e segue abaixo uma dica de uma lista de underclassmen que se declararam para o draft 2009 - http://www.walterfootball.com/draft2009underclassmen.php

F Amaral disse...

Janeiro está sendo um mês complicado por causa de viagens, mas certamente o blog será cada vez mais atualizado daqui pra frente. A quantidade dos posts irá aumentar, a qualidade espero que que também, e que esteja agradando! abraços