terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Alabama x Georgia (27/09) - Análises


Foto: QB Matthew Stafford, HB Knowshon Moreno, OT Andre Smith

No dia 27 de setembro, Alabama venceu Georgia por 41 x 30. Duelo de duas grandes equipes da NCAA, esperava-se um grande jogo, mas Alabama já tinha matado o jogo ao fim do 1o tempo, com o placar de 31 x 0. No 2o tempo, Georgia ensaiou uma volta, mas coube à Alabama somente administrar a partida. Georgia conta com um ataque explosivo, liderado pelo QB Matthew Stafford, HB Knowshon Moreno e os WRs Mohammed Massaquoi e AJ Green. Mas isso não foi o bastante para superar a forte defesa de Alabama e sua excepional linha ofensiva, que dominou completamente a DL de Georgia. Vamos às análises:

Georgia:
QB Matthew Stafford - 6'3/237lbs - Junior
Pontos Positivos: Considero Stafford um dos melhores QBs desse ano, possivelmente o melhor. Dono de um canhão no braço, trabalha muito bem o pocket e seus passes são rápidos e precisos. Distribui bem a bola entre seus receivers. O ataque de Georgia é parecido com o da NFL, apesar de sair em geral de Shotgun, Stafford é um Pocket QB e faz seu trabalho muito bem. Muito boa estatura para um QB. É junior, porém muito experiente já que é titular de Georgia desde a sua chegada (ou seja, 3 anos). Um QB que não sofrerá muito na transição já que é um QB dos moldes da NFL e joga como se joga na NFL.

Pontos Negativos: São poucos. Às vezes apaga nas partidas, saindo do pocket muito precocemente e confiando demais na sua boa capacidade de lançar correndo, fora do pocket. Porém, isso não acontece com freqüencia. É junior e pode optar por ficar mais um ano no College para adquirir ainda mais experiência, porém se sair para o Draft de 2009 será um dos QBs mais disputados.

HB Knowshon Moreno - 5'11/207 lbs - Redshirt Sophomore
(já está há 3 anos fora do High School, podendo assim se candidatar ao Draft, mesmo tendo ainda mais 2 anos de elegibilidade em Georgia. Redshirt significa que não jogou em seu 1o ano)

Pontos Positivos: É o homem mais rápido em campo. HB de muita velocidade e que acha os buracos rapidamente, atingindo sua velocidade máxima em poucos passos. Muito forte para o seu estilo de jogo, não tem o menor medo de abaixar a cabeça e trombar com os defensores. Jogador de muito talento, vontade e raça, certamente dará o seu melhor aonde for. Moreno é extremamente ágil, está ficando famoso pela sua mania de pular adversários, ganhando até a campanha dos torcedores "Air Moreno".

Negativos: Moreno já provou que tem poucos. Não é um grande bloqueador. Precisa se tornar um fator mais constante no jogo aéreo para ser um HB ainda mais completo.

WR Mohammed Massaquoi - 6'2/198lbs - Senior

Positivo: WR numero 1 de Georgia. Já passou das 150 recepções na carreira. Deep Threat, jogador de muito boa velocidade e boa altura.

Negativo: Apesar de ser alto, não é um WR físico. Não é um Possession Receiver, aquele jogador que o QB procura para todo o tipo de recepção. Pode se tornar um WR de somente passes longos na NFL.

Alabama

QB John Parker Wilson - 6'2/213 lbs - Senior

Positivo: Não faz nada de especial, mas é muito eficiente e lidera seu time à vitórias, o que certamente é valorizado na NFL. Carrega 3 anos de titularidade em Alabama. O QB do atual time número 1 do ranking da NCAA.

Negativo: Não possui nenhuma qualidade em especial. A grande dúvida sobre ele é até quando a sua eficiência e sucesso em Alabama é fruto de seu talento ou da grande OL que o protege. Será draftado por sua carreira em Alabama.

OT Andre Smith - 6'4/340 - Junior

Positivo: É um jogador excepcional no jogo corrido. Jogador de muita força física que muitas vezes exerceu 2 bloqueios numa mesma jogada para o seu HB, tirando o DL da rota de corrida e ainda anulando um LB ou DB para estender a corrida. Para confirmar a sua grande habilidade no jogo corrido, é só ver a ótima média de jardas por corrida dos seus HBs: Glenn Coffee tem 6.2 e Roy Upchurch, 6.0 . É LT e líder da provavel melhor OL da NCAA. Dominante, não tem problemas em anular Bull Rush, aquele pass rush que tenta passar por ele por uso de força. Por ser um dos fatores principais do grande sucesso de Alabama, está muito valorizado e será um dos primeiros OLs a ser escolhido.

Negativo: É mais baixo que a média dos LTs da NFL, isso pode fazê-lo descer um pouco no Draft. Tem problemas para bloquear DEs de agilidade. Talvez ficar para o seu Senior year possa fazê-lo melhorar o seu jogo de mãos para corrigir esse problema. Se não for um excelente OT na NFL, tem tudo para se tornar um Guard de Pro Bowl.

Nenhum comentário: