quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Texas Tech x Oklahoma (22/11)


Foto: QB Sam Bradford, TE Jermaine Gresham, WR Michael Crabtree

Update: O HB DeMarco Murray está sim apto para o Draft 2009. Adicionei a análise dele

No dia 22 de novembro, o Oklahoma Sooners recebeu Texas Rech Red Raiders em clima de expectativa de um grande jogo de placar alto. Realmente, muitos pontos foram marcados, mas com bastante vantagem para Oklahoma, 65 x 21 para os Sooners. Oklahoma obteve muita vantagem com o seu ataque funcionando muito bem, seja com o jogo aéreo através do QB Sam Bradford ou do jogo corrido com o HB DeMarco Murray , pelo total domínio de sua sensacional OL e da grande atuação da defesa. Já o poderoso ataque de Texas Tech não conseguiu impor seu ritmo. Vamos às análises:

Oklahoma
QB Sam Bradford - 6'4/218 lbs - Redshirst Sophomore
Pontos Positivos: Excelente na partida, terminou com 14 de 19 passes para 304 jardas e 4 TDs. Pode ficar ainda mais dois anos no College, mas se for para o Draft tem grandes chances de ser o 1o QB escolhido. A começar pelos seus atributos físicos: altura ideal para um QB, bom porte e boa velocidade que, apesar de ser um Pocket QB, lhe permite conquistar jardas se nenhum WR estiver aberto (e ele sabe correr, protege bem a bola e alcança jardas com os pés se necessário). O ataque de Oklahoma é similar a NFL, sai em alguns snaps under center e isso será muito importante pois tornará sua transição mais fácil. Pode fazer todo e qualquer lançamento com facilidade. Seu passe é preciso, forte e veloz em qualquer nível do campo. Domina o pocket, comunica-se bem com o ataque e move as correntes do time. Uma senhora promessa.

Pontos Negativos: Não tem muita experiência. Esse é somente seu segundo ano como QB de College. Experiência é fundamental para um QB e talvez seja muito lucrativo para Bradford permanecer pelo menos mais um ano, dos dois que tem direito ainda, no College. Mas a possibilidade de ser o 1o QB do Draft pode seduzi-lo a sair mais cedo e colocar em cheque o desenvolvimento de seu grande talento.

HB DeMarco Murray - 6'1/205 lbs - Redshirt Sophomore

Positivo: HB muito rápido e ágil. Excelente em corridas para fora dos tackles, dobra com muita velocidade rumo à endzone e consegue evitar tackles com sua agilidade. Conquistou 125 jardas em 18 corridas (média de 6.9) e 2 TDs, além de 4 recepções para 71 jardas nesse jogo. Promessa de 1o Round com a sua grande atleticidade.

Negativo: Apesar da excelente altura, é um HB de porte físico ainda ruim. MAs está trabalhando nisso, para esse ano passou das 200 lbs. Deve permanecer na NCAA para ganhar ainda mais peso e se tornar um HB mais completo na NFL, e não simplesmente um HB de recepções e corridas para as laterais do campo. Não é efetivo correndo por dentro da OL.

WR Juaquin Iglesias - 6'0/204 lbs - Senior
Positivos: Trabalha muito bem o meio do campo. Excelente velocidade e agilidade. Inteligência em suas corridas. Também faz um grande trabalho como bloqueador.

Negativo: Às vezes some no jogo. No mais, é um WR muito eficiente que será no mínimo um bom slot receiver na NFL por sua agilidade e inteligência no meio do campo.

TE Jermaine Gresham - 6'6/261 lbs - Junior
Positivos: Excepcional como recebedor. Um gigante que já leva vantagem naturalmente sobre seu marcador por seu tamanho aliado a uma boa velocidade. Playmaker, é alvo constante do QB Sam Bradford.

Negativos: Não é tão bom como bloqueador como é como receiver. Dropou alguns passes no jogo. Talvez permanecer mais um ano em Oklahoma pode aumentar seu poder de concentração nas jogadas, mas é um TE atlético, grande e com faro para realizar jogadas.

OT Phil Loadholt (6'8/337lbs) e OG Duke Robinson (6'5/335) - Seniors
*farei os 2 juntos por possuírem características semelhantes

Positivos: Protegem muito bem o blind side de Bradford. Excepcionais no jogo corrido, abrem verdadeiras avenidas para os HBs. Têm uma força impressionante, conseguem mover DLs e força-los para longe do QB ou HB. Protegem muito bem o QB também, não permitindo muitas pressões. Integram a elite em suas posições.

Negativos: São OLs pesados, de força, não sendo muito ágeis ou velozes. Mas se encaixarão muito bem em OLs que prezem por esse tipo de bloqueio.

S Nic Harris - 6'3/230 lbs - Senior
Positivo: Safety muito grande e forte. Excelente tackleador, realmente impõe medo no campo com seus fortes tackles. Muito bom no run stop, fez alguns tackles importantes logo na linha de scrimmage.

Negativo: Não é tão bom contra o passe. Por ser mais pesado, fica em desvantagem contra recebedores mais rápido e ágeis. Gosta de falar e ser um jogador físico, correndo risco de tomar faltas como Unsportsmanlike Conduct ou Unnecessary Roughness com frequencia se não manter sua cabeça no lugar. Tem alguma experiencia jogando como LB, que pode ser uma alternativa se não conseguir se manter contra o jogo aéreo da NFL.

Texas Tech

QB Graham Harrell - 6'3/203 lbs - Senior


Pontos Positivos: Excelente presença e domínio do pocket. Tem ótima paciencia para lançar a bola, raramente se precipitando por causa de pass rush e esperando até o último segundo para lançar. Faz muito bem o trabalho de evitar o Pass Rush com poucas passadas, mantendo-se atento em seus receivers. Boa força no braço. Seu domínio de pocket será muito valorizado pelos times no Draft

Pontos negativos: Não domina os passes longos. Ora saem com pouca velocidade (força de passe mede até onde o QB consegue lançar, mas não a velocidade do passe, que é imprescindivel para evitar pass deflections, interceptações e demais ajustes da defesa à jogada) ou pouca precisão. Focou muito seu jogo no WR Michael Crabtree. Porte físico não é o ideal. Não possui o recurso de conseguir jardas com seus pés. O ataque de Texas Tech é muito diferente da NFL, sai em Shotgun em todas as jogadas e passa a bola na grande maioria delas (Pass Happy Offense). Os excelentes números de Harrell podem estar sendo influenciados por esse estilo de jogo. Pode ter uma transição difícil.

WR Michael Crabtree - 6'3/214 - Redshirt Sophomore
Positivo: Não é um WR de velocidade pura, é um Possession Receiver. Leva vantagem naturalmente pela sua muito boa altura e porte físico. Pode fazer qualquer tipo de recepção, pode ter as melhores mãos de todo o College. Sabe correr excelentemente bem, protegendo a bola, achando buracos e trabalhando muito bem com os seus bloqueios. Excelente em "Yards after catch" (jardas após a recepção). WR forte, dificil de tacklear e tem a capacidade de quebrar tackles e conquistar jardas a mais na base da força. Excelente no college desde o seu 1o jogo.

Negativo: Não tem velocidade de elite. Apresenta problemas na separação de DBs pois não realiza rotas com velocidade suficiente. Precisa trabalhar mais nas suas rotas, atacando-as com mais velocidade, senão terá muita dificuldade em repetir na NFL o que faz na NCAA. Pode ser um Possession Receiver como Terrell Owens e Brandon Marshall, que não são velocistas mas sabem correr, são difíceis de derrubar e principalmente percorrem rotas perfeitas. Falta esse último quesito em Crabtree, e optar por ficar mais um ano no College (tem ainda direito a mais 2) pode faze-lo melhorar nesse quesito e aumentar bastante as suas chances de ser um WR de sucesso na NFL.

Nenhum comentário: