segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Você sabe o que é um Tweener?


Adam Archuleta e Mike Vrabel: Exemplos de Tweeners de fracasso (Archuleta) e sucesso (Vrabel)

Talvez navegando por sites de Scouting por aí você possa encontrar a denominação "Tweener" para determinado jogador. Mas o que quer dizer isso?

Tweener é aquele jogador que não possui uma verdadeira posição no campo. É um "meio termo". Os scouts usam essa expressão quando querem colocar um ponto de interrogação sobre determinado jogador, dizendo que ele corre o risco de não conseguir se adaptar à NFL já que pode não encontrar uma verdadeira função em campo. A classificação de Tweener não quer dizer que o jogador não vai obter sucesso na NFL: apenas diz que aquele jogador corre risco de não conseguir transferir o seu jogo da NCAA pra NFL. Em cada caso eu dei exemplos de tweeners que fracassaram ou conseguiram fazer sucesso. Nestes últimos, o sucesso do jogador pode ter vindo na sua posição original (apagando a "marca" tweener colocada pelos scouts) ou após mudar de posição. No caso dos exemplos de tweeners do Draft 2009, é apenas uma prévia, mais tarde voltaremos a falar dos tweeners desse Draft. Os casos mais comuns são:

  • Tweener entre DE e OLB: O jogador tem chances de ser muito lento para ser OLB na NFL e muito pequeno para ser DE. Neste caso, o jogador consegue boas atuações no College por enfrentar OLs pouco experientes e de menos força, utilizando-se de sua velocidade para conseguir pressão no QB. No entanto, se não for um DE de extrema agilidade na NFL, será facilmente dominado pelos OLs. Isso pode levá-lo a ser transferido para OLB, mas nesse caso pode apresentar graves problemas na cobertura de passes e velocidade para atuar no meio do campo. O jogador então fica no meio termo entre ser pouco físico para DE e pouco veloz para OLB. O esquema 3-4 então fica como última chance desse jogador, onde atuaria como OLB de pass rush.
    Exemplos de sucesso: Shawne Merriman, James Harrison, Mike Vrabel, Derrick Burgess, Elvis Dummervil, Robert Mathis, Terrell Suggs
    Exemplos de fracasso: Anthony Spencer, Jerome McDougle, Vernon Gholston (cedo para fazer avaliações, mas é inegável que sua temporada foi um total fracasso. Falarei mais tarde sobre ele quando fizer a revisão do Draft ao fim da temporada)
    Exemplos de Tweeners do Draft 2008: Lawrence Jackson, Quentin Groves, Cliff Avril
    Exemplos de Tweeners do Draft 2009: Larry English, Cody Brown
  • Tweener entre CB e S: O jogador pode ser muito lento para um CB e pouco físico para um Safety. Sucede no College por enfrentar WRs mais lentos mas pode não ter velocidade para acompanhar WRs da NFL. Assim, tem chances de ser transferido para Safety, mas pode faltar-lhe força física e poder de tackle para atuar nessa posição. Soluções para este tweener: atuar como FS em esquemas que o coloquem como último homem da defesa, assim poderia utilizar-se de seu poder atlético sem precisar de velocidade de elite pois começa as jogadas bem afastado da linha de scrimmage; CB de Cover 2, esquema no qual o CB fica responsável pelas zonas até cerca de 15, 20 jardas do scrimmage.
    Sucesso: Nnamdi Asomugha, Ed Reed, Nate Clements, Marlin Jackson, Antrell Rolle
    Fracasso: Andre Woolfolk, Sammy Davis, Jimmy Williams, Michael Huff, Jason Allen
    No Draft 2008: Terrell Thomas, Chevis Jackson, Reggie Smith
    No Draft 2009: Kevin Barnes, Deangelo Smith

  • Tweener entre OLB e S: O jogador pode ser lento para ser Safety e pouco físico para ser OLB. Acontece geralmente com Strong Safeties que se destacam no run stop mas são ruins na cobertura de passes, o que se agrava ainda mais na NFL. Tentam ser mudados para OLB para aproveitar suas habilidades de tackle mas se mostram pouco físicos, sendo muito presos em bloqueios.
    Sucesso: Troy Polamalu, John Lynch, Gibril Wilson, Brian Dawkins
    Fracasso: Roy Williams, Adam Archuleta, Michael Boulware, Tank Williams
    Draft 2008: Tyrell Johnson, Tom Zbikowski, Craig Steltz
    Draft 2009: William Moore, Michael Hamlin

  • Tweener entre WR e TE: O jogador pode ser muito lento para um WR na NFL e pouco físico para um TE. Normalmente são TEs que se destacam muito no College por suas habilidades atléticas mas não conseguem transferir isso pra NFL pois mostram-se pouco físicos. Também acontecem casos de WRs que se destacam na NCAA por sua força física mas falta-lhes velocidade para suceder na NFL. Este tipo de Tweener está ficando cada vez mais bem-visto pela NFL na forma do TE atlético, que tem poucas preocupações no bloqueio e mais função de recebedor. Essa posição está ganhando espaço na NFL, como pode ser observado no Draft passado com as escolhas de Dustin Keller (1o Round) , Fred Davis e Martellus Bennett (2o round). Esse tipo de TE pode se tornar um fator no jogo aéreo do time, mas corre risco de ser um jogador unidimensional, situacional, ou seja, só será útil ao time em situações de passe.
    Sucesso: Kellen Winslow Jr, Tony Scheffler, Vernon Davis (mas olho nele já que está em baixa, apesar da (injusta) ida ao Pro Bowl esse ano), Brandon Marshall, Braylon Edwards, Marques Colston
    Fracasso: Greg Olsen (talvez cedo para avaliar, mas não está jogando perto do que prometia), Dwayne Jarrett, Mike Williams, Charles Rogers
    Draft 2008: Dustin Keller, Fred Davis, Martellus Bennett, Craig Stevens
    Draft 2009: Jermaine Gresham, Chase Coffman, Shaun Nelson

  • Tweener entre HB e FB: O jogador pode ser lento para ser HB e com pouca habilidade de bloqueio para ser FB na NFL. Geralmente isso acontece com HBs de força que se destacam no college pelo seu power running, mas que podem não ter as mesmas atuações atuando contra defesas da NFL. O HB então, pela sua força física, pode ser testado como FB.
    Sucesso: Marion Barber, Jerome Bettis, Brandon Jacobs, Lendale White, Larry Johnson
    Fracasso: Cedric Benson, TJ Duckett, Jehuu Calcrick, Ron Dayne
    Draft 2008: Kevin Smith, Mike Hart, Jacob Hester
    Draft 2009: Andre Brown, Rashad Jennings
  • Tweener entre QB e WR: Este é um caso mais específico. Com a dispersão cada vez maior de QBs scramblers no College Football, formam-se cada vez mais QBs com maiores habilidades atléticas do que habilidades de passe propriamente ditas. Assim, o QB, por não dominar o pocket, pode ser colocado como WR para aproveitar a sua atleticidade.
    Exemplos de QBs na NCAA transformados em WRs: Ronald Curry, Matt Jones, Drew Bennett, Patrick Crayton, Antwaan Randle El
    Draft 2008: Josh Johnson, Dennis Dixon, Kevin O'Connell
    Draft 2009: Pat White

2 comentários:

Bruno Macedo disse...

Discordo que o Greg Olsen seja um fracasso, posso até ser suspeito pra falar, mas utilizam muito pouco ele, se utilizassem mais, ele obteria ótimos números, ele faz recepções incríveis.

Felipe_Silver&Black disse...

Bela matéria !!!!

Anyway, Darnell Bing pode ser considerado um fracasso tambem nos Tweeners entre LB/S.

Ele quando foi recrutado p/ a USC, era considerado o melhor Safety do pais, mas na NFL não rendeu nada em nenhuma das posições nem no Raiders nem no 49ers.